quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

IDE - Eclipse e NetBeans

Agora vou falar um pouco sobre ambientes de desenvolvimento, conhecidos como IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento).

IDE, é um programa que reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software com o objetivo de agilizar este processo. O que facilita a vida do desenvolvedor. Assim não é necessário digitar sempre seu programa em um simples aplicativo como o Notepad (No Linux, gedit ou kate. No Windows, o Notepad ou o TextPad. No Mac, TextWrangler ou TextMate.).

Sugiro a utilização do Eclipse ou NetBeans são os mais conhecidos e utilizados além de serem gratuitos

Nele (IDE), o desenvolvedor poderá contar com a facilidade de, ao digitar determinados comandos, a própria IDE se encarrega de completar a solicitação.
Um exemplo disso, é o comando sout, do NetBeans. Basta digitar sout e apertar [ctrl] + [tab] e o próprio NetBeans escreve pra você o comando System.out.println();.
O que facilita muito, imagine se você tivesse que escrever esse comando 30 vezes, em diferentes partes do código-fonte?


Obs: No começo alguns desenvolvedores recomendam usarem algo que não possua ferramentas, para que vocês possam se acostumar com os erros de compilação, sintaxe e outros. Porém eu já acho melhor utilizar o IDE para que assim vocês não percam tempo com erros bobos, como um ponto e virgula do final de alguma instrução. Ai vai do que vocês se sentirem mais confortáveis para trabalharem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário