segunda-feira, 10 de março de 2014

O que é uma classe?

Todo programa em Java é iniciado por uma classe, e todo o código Java é definido por essa classe. Ai entramos na questão o que é uma classe?! Uma classe é um projeto de um objeto. Ela informa a máquina virtual como criar um objeto desse tipo especifico, a partir dai é criado o objeto. Ou seja uma classe é como um projeto, ela descreve como criar um objeto desse tipo de classe.
E um objeto conhece e faz coisas. As coisas que os objetos fazem são seus métodos (comportamentos), já as coisas que os objetos conhecem são suas variáveis de instância (estado).
Concluindo, uma classe descreve o que um objeto conhece e o que ele faz.

Ex de classe:

            public class Adicao {
                 
            }

O nome do arquivo.java leva o mesmo nome que a classe, sempre. Sendo a classe 'Adicao' o nome do seu arquivo será 'Adicao.java' também.

Podemos notar que só com essa breve explicação do que é uma classe, já obtivemos uma pequena introdução sobre Métodos e Variáveis, já fica a dica para os próximos posts. 

Melissa Lobo.

2 comentários:

  1. Oi meu nome é Fabio estou comecando em java e será que você poderia falar mais sobre o que é um objeto, como to comecando queria saber um pouco mais.

    ResponderExcluir