segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Regras de Declaração para Arquivos-Fonte Java

  • Um arquivo de código-fonte só pode ter uma classe pública (ex.: public class Hello{…}).
  • Se o arquivo de código-fonte tiver uma classe pública, seu nome terá que coincidir com o nome dessa classe.
  • O arquivo só pode ter uma instrução package, porém, várias de import.
  • A instrução de package (se houver) deve ficar na primeira linha (fora os comentários) do arquivo de código-fonte.
  • A instrução import (se houver) deve vir depois de package e antes da declaração class.
  • Se não houver instrução package, as instruções import terão que ser as primeiras (fora os comentários) do arquivo de código-fonte.
  • As instruções package e import são aplicadas a todas as classes do arquivo.
  • O arquivo pode ter mais de uma classe não pública.
  • Os arquivos que não tiverem classes public não apresentarão restrições de nomeação, ou seja, podem ter um nome que não seja o mesmo de nenhuma das classes do arquivo.

4 comentários:

  1. Oi, gostei dos exemplos dados aqui, achei-os muito práticos. Estou estudando JPA com implementação Hibernate e JSF, no meio destes estudos acabei me perdendo um pouco em como implementar o MVC no meio disso tudo. Seria possível você fazer um post sobre isso? Se não for pedir demais gostaria de algo simples com uma classe de modelo bean, um dao (que use o JPA/Hibernate) e uma view bem simples feita no console mesmo, ex: telinha de cadastro que solicita ao usuário um user_name e pass e passa isso pro controller que passará pra dao fazer o cadastro no banco. Continue o bom trabalho e obrigado por tudo que já foi postado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra esclarecer um pouco mais: minha dúvida é onde fica o controller na história, pq eu instanciei um objeto dao na minha view e de lá mesmo fiz chamada ao método insere().

      Excluir
    2. Olá Lucas, muito obrigado por acompanhar o Blog, me deixa muito contente. Farei sim um post a respeito. Estou terminando um projeto sobre JSF e em seguida faço o post desejado.

      Eu tenho alguns projetos prontos, que podem te ajudar como exemplo, o codigo é bem simples. E eu utilizo o MVC, o Spring, e JPA.

      https://github.com/MelissaLobo


      Mas só para já te adiantar. O objetivo é separar a logica do banco da view. No DAO você coloca a sua logica do banco de dados, os métodos que buscam (gravam, excluem, etc) informações no banco de dados, e no controller você chama esses métodos que vão retornar um view. Isso tudo é um padrão de projeto, pra você separar a logica do banco, com a logica de negocio e a logica de apresentação. Mas isso da pra fazer tudo na mesma classe, ou pacote, só não é aconselhável.

      Excluir
    3. Aqui tem um projeto bem simples, de exemplo ao MVC, usanto o JPA.
      Da uma olhada https://github.com/MelissaLobo/testesDeSpringMVC

      Excluir