quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Desenvolvendo com Eclipse e Maven - Criação e importação de projetos

Ao usar o Maven, a criação do projeto se dá através do uso de um arquétipo Maven.O Maven fornece os seguintes recursos adicionais:

  • A retirada de um projeto Maven a partir de um repositório de SCM
  • Criando um projeto Maven usando um arquétipo Maven
  • Criando um Maven POM arquivo
Como mostrado na Figura 1.1 "Criando um novo projeto Maven", todos essas três opções são importantes para desenvolvedores que forem usar o Maven. Vamos dar uma olhada em cada um.

Figura 1.1 Criando um novo projeto Maven

Verificando um projeto Maven de SCM

O Maven fornece a capacidade de verificar um projeto diretamente a partir de um repositório SCM. Basta digitar as informações de SCM para um projeto e ele irá verificar isso para você em um local de sua escolha, como mostrado na Figura 1.2, "Finalizar um novo projeto a partir do Subversion" :

 Figura 1.2, Finalizar um novo projeto a partir do Subversion

Existem opções adicionais nesta caixa de diálogo para especificar uma revisão em particular, navegando as revisões em um repositório Subversion ou, simplesmente digitando o número da revisão manualmente. Essas funcionalidades reutilização de alguns dos recursos no plugin Subclipse para interagir com o repositório Subversion. O plugin Maven suporta os seguintes provedores de SCM:
  • Bazaar
  • Clearcase
  • CVS
  • git
  • hg
  • Perforce
  • Starteam
  • Subversion
  • Synergy
  • Visual SourceSafe

Criando um projeto Maven a partir de um arquétipo Maven


O Maven oferece a capacidade de criar um projeto Maven usando um arquétipo. Há muitos arquétipos Maven previstos na lista como mostrado na Figura 1.3, "Criando um novo projeto com um Maven Arquétipo" .


Figura 1.3, "Criando um novo projeto com um Maven Arquétipo

A lista dos arquétipos em Figura 1.3, "Criando um novo projeto com um Maven Arquétipo" é uma lista gerada por algo chamado de Nexus indexador. Nexus é um gerenciador de repositório que é introduzido em "Gerenciamento de Repositório com Nexus", um livro gratuito disponível a partir Sonatype que pode ser lido on-line aqui: http://www.sonatype.com/books/nexus-book/reference/ . O indexador Nexus é um arquivo que contém um índice de todo o repositório Maven, e m2eclipse usa a lista de todos os arquétipos disponíveis em todo o repositório Maven. Quando este capítulo foi atualizada, m2eclipse tinha aproximadamente noventa arquétipos neste diálogo Arquétipo. Os destaques desta lista incluem:
[ 1 ] E estes foram apenas os arquétipos que foram listados sob o Catálogo Nexus indexador, se mudar Catálogos você verá outros arquétipos. Embora os resultados podem variar, os seguintes arquétipos adicionais estavam disponíveis no Catálogo Interno:

  • Atlassian Confluence Plugin Archetype under com.atlassian.maven.archetypes
  • Apache Struts Archetypes under org.apache.struts
  • Apache Shale Archetypes under org.apache.shale

Um catálogo é simplesmente uma referência a um índice de repositório. Você pode gerenciar o conjunto de catálogos que o plugin m2eclipse conhece clicando no Configurar ... botão ao lado do catálogo cair. Se você tem seus próprios arquétipos para adicionar a esta lista, você pode clicar em Adicionar ... Arquétipo .

Depois de escolher um arquétipo, Maven irá recuperar o artefato apropriado a partir do repositório Maven e criar um novo projeto Eclipse com o arquétipo selecionado.

Criando um módulo Maven

O  Maven fornece a capacidade de criar um módulo Maven. Criando um módulo Maven é quase idêntica à criação de um projeto Maven como também cria um novo projeto Maven usando um arquétipo Maven. No entanto, um módulo Maven é um subprojeto de um outro projeto Maven normalmente conhecido como um projeto pai.
Figura 1.4. Criar um novo módulo Maven

Ao criar um novo módulo Maven você deve selecionar um projeto pai que já existe dentro do Eclipse. Ao clicar no botão Browse apresenta uma lista de projetos que já existem, como mostrado na Figura 1.5, "Selecionando um projeto pai para um novo módulo Maven":
Figura 1.5. A seleção de um projeto pai para um novo módulo Maven

Depois de selecionar um projeto pai da lista, você voltará para a janela de New Maven Module e o campo projeto pai é preenchido conforme mostrado na Figura 1.4, "Criando um novo módulo Maven" . Ao clicar em Avançar , em seguida, exibir a lista padrão de arquétipos da Seção 1.1.2, "Criando um projeto Maven a partir de um arquétipo Maven" para que você possa escolher qual delas deve ser usada para criar o módulo Maven.

Nenhum comentário:

Postar um comentário